segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Isso é um bom debate?


Confesso que ontem não assisti ao debate.  O nível dos dois embates anteriores foi tão baixo, que eu não vi o porquê faze-lo.
Hoje li que o nível melhorou. É, pode ser, mas pra mim continua péssimo.
Farei um breve resumo com opiniões, sobre o que li em uma das reportagens.No caso esta é do UOL. Link da reportagem Aqui.

PRIMEIRO BLOCO

Aécio acusou Dilma de ter falhado nesta área pois 24 jovens morrem por dia e também na questão do avanço das drogas no brasil.

De cara dá pra perceber um, no mínimo, desconhecimento do segundo questionamento, por parte do tucano. O mundo perdeu esta guerra, não o Brasil. Os poucos países que parecem ter conseguido algum avanço são justamente aqueles que a liberaram. Seguindo uma escala de quanto maior a cultura, melhor o resultado. Tão óbvio que é quase clichê.

Também citou o número de 24 jovens mortos por dia, mas, pelo segundo a reportagem, foi tão vago quanto este parágrafo.

Dilma respondeu que a segurança não é de responsabilidade do governo federal, segundo a constituição. Mas que mesmo assim investiu R$17,7 bilhões na área e ressaltou que Minas Gerais (o "calcanhar de Aquiles" do Aécio nestas eleições) sofreu um aumento da criminalidade, enquanto o mesmo item teve queda em toda a região Sudeste.

Aécio criticou o ritmo de crescimento da economia brasileira e a taxa de inflação no país, e comparou os dados do Brasil aos de outros países latino-americanos. Uso o Chile como exemplo.

Dilma vomitou dados sobre o desemprego, mas não respondeu à pergunta.

Usando de um ironia "inocente", Aécio perguntou se Dilma confiava em João Vacari Neto, tesoureiro do PT e apontado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, como um dos operadores do esquema de desvio de recursos da estatal.

Dilma, novamente não respondeu, e apenas devolveu a pergunta ao tucano, questionando se ele confiava nas fontes deste apontamento.

Aécio também não respondeu e só fez mais afirmações baseada na mesma fonte questionada pela petista.

O blogger pensa que ambos erraram, pois a corrupção lhe é visível tanto na questão da Petrobrás, quanto na Delação Premiada concedida à bandidos, intencionalmente às vésperas da eleição e que vem "alimentado" os ataques contra o governo.

SEGUNDO BLOCO

Aécio acusou Dilma de fazer "terrorismo eleitoral" com os funcionários de Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES. Afirmou que em seu governo, esta questão será profissionalizada.

Dilma, novamente, rebateu apenas, desta vez, ironicamente:  Terrorista é o seu ministro da Fazenda, que deseja reduzir as participações dos bancos públicos.

ÚLTIMO BLOCO

Aécio teve a cara-de-pau de falar como velho político manjado de sempre:- Eu sou candidato a presidência da República para mudar de verdade o Brasil, não apenas no slogan.

Quando eu vejo um político falando assim, eu sinto é medo.

E Dilma fechou mostrando, mais uma vez, despreparo.
Com muita dificuldade para atuar frases-prontas, me fez pensar se Dilma não esconde algum mal, seja de saúde ou pessoal.

Enfim, se os veículos de comunicação considera este um debate de bom nível, é porque não sabemos, mesmo, debater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário