domingo, 19 de outubro de 2014

Por um futebol mais legal: Desce o Brasileirão e sobe a Copa do brasil.

Sabe aquele filme bom, que te prende, cativa e no fim te faz sorrir ou chorar. Pois é, este é o sistema de mata-mata. Já o de pontos corridos é aquele filme arrastado, que não acaba mais. Uns até gostam, mas o fim é quase sempre monótono.
É mais justo? Sim. Mas quem disse que o futebol tem que ser 100% justo. Oras, o inesperado é bem-vindo. Muitas vezes um time ataca, ataca, ataca. Não marca e no fim leva um gol de chuveirinho. É injusto? Não. Atacar é um meio de se atingir o objetivo, não o objetivo em si. Se um time deu um chute à gol e marcou e o outro arriscou vinte finalizações e não marcou, quem merce a vitória?
No basquete, tênis, vôlei, e outros, a forma de disputa do campeonato não importa muito. Afinal, os atletas já entram em cada partida cientes de que sofrerão muitos revezes durante a mesma. No vôlei e no tênis por exemplo, nem sempre aquele que faz mais pontos, é necessariamente o vencedor. Dúvida? Veja estas parciais dos times A e B:
1 set = A 25 x 10 B.
2 set = A 25 x 10 B.
3 set = A 23 x 25 B.
4 set = A 23 x 25 B.
5 set = A 23 x 25 B.
O time A somou 119 pontos. 24 pontos a mais que o adversário. Mas perdeu. E estamos falando de um esporte que tem por objetivo, ser justo. O alvo do futebol é outro. O esporte bretão, visa a emoção. Por isso se tornou o esporte mais praticado do planeta. Não há outro tipo de ponto que nos emocione tanto quanto a bola na rede. Imagine um narrador gritando gol a cada cesta. Não dá.
Claro que cada esporte tem o seu próprio orgasmo. Admiro muito o basquete. Tenho até uma medalha de ouro dos jogos regionais guardada aqui em casa. Há uma "pegada" muito louca nesse esporte. Gosto também de futebol americano e até de golfe. Mas o futebol é maior que todos. É fato. Talvez não seja o que mais paga, nem com as maiores premiações, mas é aquele que mais emociona os seus simpatizantes e não-simpatizantes (os antis).
Enfim, cada tipo de jogo tem seu prazer e medo. O futebol os têm em escada elevada e isso o transformou no que ele é hoje.
Porém, me parece que muitos, talvez sem perceber, tentam acabar com aquilo que é a coisa mais importante, dentre as coisas sem importância. Aqui, alguns talvez pensem que, já que é assim, deveríamos mesmo é eliminá-lo, pois não importa. Oras, quer algo mais maravilhoso do que torcer? 99,9% dos torcedores são altruístas. Se o time vencer ou ganhar, nada mudará em suas vidas. Mesmo assim eles torcem com afinco. Há mágica nisso amigos. Mas ela se acaba assim que alguém ofende à um terceiro por causa disso. E isso sim é constante hoje em dia. Quer justiça no futebol? Não faça mais isso. Esqueça se o outro fez, apenas não faça. Aí sim, você estará ajudando o futebol à ser um esporte justo.
Agora, quer torcer como um louco, em um jogo pegado até o fim (veja o caso recente de Atlético-MG x Corinthians)?  Abandone esta ideia de pontos corridos.
Não há, nem mesmo a necessidade de abandonar o atual campeonato Brasileiro, apenas devemos valorizar a Copa do brasil, que têm muito mais potencial emotivo, do que o atual enrola-enrola do Brasileirão.
Particularmente, eu reduziria os participantes. Com os times das série A e B apenas na disputa, podemos montar um certame ao estilo de Copa do Mundo. Só que com 6 jogos na primeira fase. Os jogos do Brasileirão ocorreriam durante a semana e no domingão o "bicho pegava".
Não tenho dúvidas de que os fins-de-semana seriam mais emocionantes PARA A GRANDE MAIORIA DOS TORCEDORES DESTE PAÍS e não apenas para uma "meia dúzia" de privilegiado.
Isso sim, seria justiça no futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário