domingo, 19 de outubro de 2014

A véia.

Uma senhora lavava distraidamente a frente de sua casa. Com a corrente de água sempre no seu limite máximo, o serviço parecia não acabar nunca. Os vizinhos que a avistavam fazendo tal tarefa, sorriam com o olhar esquisito de quem não sabe ao certo o porque fez aquilo. Talvez pelo respeito que involuntário que uns sentem pelos mais velhos. Certo porém, é que outros pensavam com a braveza de um chihuahua: véia lelé, não sabe que num pode usar água assim mais?
Um homem de colete a abordou: Com a boca na buticha, hein véia? Pensou ele.
- Dia senhora. tudo bem com você?
- Bom dia, respondeu com a voz um pouco fraca.
- A senhora num sabe que num pode lavar a calçada não, hein?
- E por que não, meu filho (mania tosca de velhos ou a pura experiência de quem sabe como dobrar uma pessoa com o emprego de uma só palavra?)?
- É porque água tá cabanu, dona. Ninguém ti falo não?
...
- Minha filha falou alguma coisa a respeito disto, meu rapaz, mas eu não consigo acreditar.
- Pois é dona, mas acontece que é isso mesmo e a senhora vai ter que parar com esse hábito agora mesmo.
- Por quanto tempo, querido?
- Sei não. Até chover bastante, eu axo.
- Desculpe filho, mas eu me recuso.
O "essa vai dar trabáio", parecia escrita na meia careca do funcionário dos serviços de águas.
- Olha senhora. A senhora me desculpe mas se a senhora não parar, eu vo ter que te multa.
- Então multe. Continuou: - Eu nasci e cresci, vivi, cresci, adoeci, sarei, perdi e ganhei, tudo em um mundo repleto de águas. O problema sempre foi transportá-la. Se os canos não estão quebrados, por que haverá falta de água?
- É porque não chove há muito tempo.
- E por que não?
- A, é complicado! Tem vários motivos; aquecimento global, efeito estufo, Co2, sei lá... A terra tá esquentando e a água tá cabanu. Num sei ao certo, mais ocê tem que parar com isso agora.
- E por essas coisas estão acontecendo?
- Porque o mundo evoluí muito nos últimos anos Dona. Hoje temos um monte de coisas novas, que meus pais e avós nunca nem imaginaram. Temos celular, carro, internet,computador. As pessoas se conectam o tempo todo. Tudo é mais fácil, mais rápido, mais justo, melhor. Com todo respeito, viu senhora. É que tudo melhorou muito porqu...
- Eu não tenho carro ou celular. Da internet eu tenho é medo e computador pra mim é palavrão.
- Pode ser mas a senhora vive no globalizado.
- A sua.
- Quê? Olha.... Tá aqui sua multa. Pague-a e pare de lavar sua calçada todo santo dia, ou te multo di novo. Ok?
- Ok. Mas me responde uma coisa antes de ir, por favor. Se esse mundo tem tudo isso, por que é que vai falta água?

Nenhum comentário:

Postar um comentário