terça-feira, 7 de abril de 2015

Os pobres Cartolas

Ser pobre para muitos significa não ter dinheiro. Esta é sem dúvida, uma das piores formas de pobreza, mas não a única.
O conceito de pior-pobreza pode variar muito, contudo, acredito que nada deixa o homem tão pobre quanto a falta de conhecimento.
"Essa falta não é sofrida" apenas por aqueles que não possuem condições básicas de evolução pessoal, ainda que muitos veículos de comunicação abram espaços somente "aus pobrim" em suas publicações, aproveitando-se claramente da compaixão alheia. Também há muitos estudados e letrados que simplesmente pararam de estudar e escrever. Duas condições lhes são bastante comum. "Se deram bem" e "já faz tempo". Acomodados, não percebem as mudanças a sua volta, ou ainda, sentem pavor.
São pessoas com este perfil que há muito tempo, organizam o nosso estapafúrdio futebol. Pessoas que possuíam o poder (as vezes por através dos pais) na época em que o país ainda era uma ditadura e que se reservaram ao direito de não evoluir, não mudar. Mas exigem manter-se no poder publicamente e pior, internamente se consideram de fato, os mais qualificados.
Para estes, organizar um campeonato moderno, livre de manipulações e no padrão europeu é simplesmente uma tarefa impossível.
Ou você acredita que os generais de Hitler fariam um evento limpo, transparente e eficaz nos moldes da atual Bundesliga? Não.
Eles pintariam o sete e depois calariam os opositores.
Eles roubariam a medalha de um jovem campeão, em frente as câmeras de TV  e sairiam impunes.
Eles comemorariam conquistas inócuas, como a-melhor-péssima-média-de-público-dos-últimos-cinco-anos.
Se tomariam de 7x1 em casa, ai já não sei...
Os dirigentes alemães mudaram, evoluíram e transformaram não só esporte, mas toda uma pobreza imensa deixada pela ditadura alemã e sentem hoje o doce sabor da verdadeira riqueza.
Nós continuamos pobres...

Nenhum comentário:

Postar um comentário